Tavira Explore e disfrute…

Brazão Tavira O Município de Tavira divide-se nas freguesias de: Cabanas de Tavira; Cachopo; Conceição; Luz; Santa Catarina da Fonte do Bispo; Santa Luzia; Santa Maria; Santiago; Santo Estêvão
Dia do Município: 24 de Junho
Habitantes: 26.200
Área: 607 km²

  • Tavira
  • Tavira
  • Tavira
  • Tavira
  • Tavira
  • Tavira
  • Tavira
  • Tavira
  • Tavira
  • Tavira

Notícias sobre TaviraGoogle News

  • loading…

Tavira é opulenta no seu património histórico com a sua Praça Principal, as suas 37 igrejas a ponte romana e outros monumentos, não esquecendo o magnífico Castelo que proporciona um passeio pela cidade bastante enriquecedor. Do cimo da Torre de Tavira, o visitante poderá desfrutar de um olhar fascinante sobre esta bela cidade. O Jardim junto ao rio Gilão oferece agradáveis momentos de descanso.

Cidade essencialmente piscatória nas suas origens, baseia a sua gastronomia nos produtos do mar com os quais prepara deliciosos pratos entre eles os choquinhos com tinta, as lulas fritas, o atum e o polvo preparado das mais diversas maneiras. As especialidades da serra são a perna de cabrito no forno e a açorda de galinha e para sobremesa, um delicioso folhado de Tavira ou uma bola de figo. Entre outros eventos, salientamos a feira mensal de produtos biológicos.

Se é amante da natureza, tem um bom motivo para fazer a travessia do rio e ir até à ilha de Tavira conhecer a praia de Cabanas ou do Barril que apresentam belíssimas paisagens entre as dunas e o Cemitério das Âncoras. Toda esta zona de ilhas encontra-se inserida no Parque Natural da Ria Formosa, sendo possível observar algumas espécies de flora e aves.

O Barrocal de Tavira oferece também variadíssimos pontos de interesse.
A Freguesia de Santo Estêvão localiza-se mais ou menos a 17 km de Tavira. Seguindo a direção de Moinhos da Rocha, encontra o Pêgo do Inferno, local ideal para relaxar e ouvir os sons da natureza. São pequenas cascatas que se formam no curso da Ribeira de Asseca e nas suas margens podemos observar diversas espécies, como o cágado, o sapo e o ouriço caixeiro.

O Parque das Merendas, em Santa Catarina da Fonte do Bispo, é um local onde predomina o pinheiro manso proporcionando um lugar agradável para um piquenique. O camaleão, um simpático réptil já em vias de extinção, encontra aqui o seu habitat preferido.

No mês de Maio, na aldeia do Cachopo, é organizada a Festa de Artesanato onde artesãos partilham o seu saber com quem os visita. O Núcleo Museológico também é um lugar de interesse a conhecer. E na freguesia de Santa Luzia em Pedras d’El Rei, encontra-se uma oliveira bimilenária com uma copa de 7,7 metros de altura e um diâmetro de 11,8 metros.

CM TaviraPara mais informação sobre Tavira, visite o Website oficial do Município
Algarve Aerial View

Coloque o rato por cima da vista aérea do Algarve e clique no destino pretendido.

topo da página